Pós Graduação Formação Clínica em Terapia Cognitivo-Comportamental - ITECC Araçatuba

Pós Graduação Formação Clínica em Terapia Cognitivo-Comportamental


Fachada ITECC Araçatuba Estão abertas as inscrições para o curso Pós-Graduação Formação Clínica em Terapia Cognitivo-Comportamental do ITECC.

Com duração de 24 meses, o curso tem como finalidade formar e capacitar terapeutas na abordagem Cognitivo-Comportamental, fornecendo bases metodológicas e científicas da TCC, reforçando e aprimorando conceitos éticos na relação terapêutica, capacitando os alunos para um atendimento clínico de qualidade, além de associar a esta prática clínica conhecimentos sobre pesquisa a atualização acadêmica.

Para início do curso serão necessários no mínimo 20 alunos.

1. Fundamentos Epistemológicos da Psicologia Cognitiva.
2. Bases Metodológicas das Terapias cognitivo-comportamentais.
3. Integração das abordagens comportamental e cognitiva.
4. Princípios gerais da abordagem cognitivo-comportamental.
5. Princípios metodológicos da Terapia Cognitiva.
1. Elementos diferenciadores da avaliação cognitivo-comportamental.
2. Processo de entrevista e coleta de informações (tipos de entrevista e ferramentas necessárias).
3. Diagnóstico dos Transtornos Clínicos.
4. Avaliação e Diagnóstico de casos clínicos.
5. Formulação de caso e conceituação cognitiva.
6. A estrutura da primeira sessão de terapia e possíveis problemas advindos desta.
7. Identificar Pensamentos Automáticos, Emoções e Crenças.
Técnicas e Procedimentos terapêuticos nos Transtornos Específicos.
1. Transtornos de Humor.
2. Transtornos de Ansiedade.
3. Esquizofrenia e outros Transtornos Psicótico.
4. Transtornos Alimentares.
1. Pressupostos teóricos básicos, conceitos e práticas da Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) no tratamento de crianças e adolescentes.
2. Avaliação diagnóstica em TCC com crianças e adolescentes: entrevista, observação e coleta de dados, registro de pensamentos, sentimentos e comportamentos.
3. Conceitualização de casos: verificação de hipóteses e estabelecimentos de objetivos.
4. Intervenção: técnicas e avaliação dos resultados.
5. Formulação e tratamento das principais queixas psicológicas na infância e adolescência:
6. Orientação de pais.
7. Avaliação e intervenção específica nos transtornos:
   1. Transtornos de Ansiedade.
   2. Depressão infantil.
   3. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
   4. Agressividade infantil.
   5. Transtorno obsessivo-compulsivo infantil.
   6. Transtorno desafiador opositivo.
   7. Transtorno do Espectro Autista.
1. Discussão dos casos.
2. Análise dos Relatórios de Atendimento.
1. Tipos de conhecimento.
2. Ciência: origem e definição.
3. Metodologia científica: conceituação e objetivos.
4. Problema de pesquisa.
5. Pesquisa científica: tipos de pesquisa e delineamentos de pesquisa em psicologia clínica.
6. Levantamento bibliográfico.
7. Projeto de pesquisa: introdução, justificativa, objetivos, método, plano de análise de dados, cronograma, referências e anexos.
8. Normas metodológicas do trabalho monográfico.
9. Estrutura do material da monografia.
10. Apresentação gráfica da monografia.
11. Apresentação gráfica de artigo científico.
12. Elaboração de laudos, pareceres, relatórios, atestados entre outros documentos sob as normas e legislação do CFP.
1. Transtornos psiquiátricos e psicofarmacologia em adultos.
2. Transtornos psiquiátricos e psicofarmacologia em crianças e adolescentes.
1. Desenvolvimento Infantil, Adolescência, Idade Adulta e Velhice.
2. Avaliação psicológica: conceituação e implicações
3. Fundamentos do psicodiagnóstico tradicional
   1. Entrevista clínica
   2. Entrevista estruturada
   3. Entrevista Lúdica
   4. Testes psicológicos
4. Fundamentos da Avaliação Cognitivo-comportamental
   1. Com adultos – Estratégias de entrevista e levantamento de dados.
   2. Com crianças – Estratégias de entrevista e levantamento de dados.
5. Avaliação neuropsicológica
   1. Neuropsicologia Clinica e Cognitiva.
   2. Os métodos de estudo de imagem: os métodos estruturais e os métodos funcionais.
   3. A avaliação neuropsicológica: objetivos, métodos e a sua importância.
   4. Reabilitação Cognitiva
1. Intervenção em situações de crise.
   1. Tratamento do problema clínico
   2. Trauma de estupro
   3. Abuso sexual de crianças
   4. Suicídio e depressão
   5. Trauma de desastre
   6. Parceiros violentos
   7. Divórcio
2. Transtorno de Estresse Pós-traumático
   1. Intervenções Cognitivo-comportamentais.
3. Atualidades em Técnicas e procedimentos
   1. Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT)
   2. Terapia focada nos esquemas
   3. ACT Terapia de Aceitação e Compromisso
   4. Ativação Comportamental da Depressão Maior
4. Transtornos de Personalidade
   1. Instrumentos de avaliação da personalidade
   2. Critérios diagnósticos dos transtornos de personalidade
   3. Padrões cognitivos nos transtornos de personalidade
   4. Tratamento dos transtornos de personalidade.
1. Clínica do acompanhamento terapêutico.
   1. A clínica do acompanhamento psicossocial.
   2. Análise do comportamento e planejamento da intervenção.
   3. A relação terapêutica no atendimento em acompanhamento terapêutico.
   4. O acompanhamento terapêutico e seus resultados práticos.
   5. Apresentação de casos clínicos em acompanhamento terapêutico.
2. Terapia Cognitiva com casais
   1. Avaliação
   2. Técnicas e procedimentos
   3. A estrutura cognitiva com casais
   4. Questões especiais na terapia de casais.
3. Técnicas de avaliação e intervenção com drogaditos.
   1. Diagnóstico dos transtornos de abuso de substância.
   2. Conhecimento dos sintomas secundários e comorbidades.
4. Técnicas e procedimentos terapêuticos com drogaditos.
1. Orientação e supervisão do cronograma desenvolvido no projeto de pesquisa.
2. Orientação e supervisão da coleta de dados.
3. Orientação e supervisão da compreensão dos resultados e análise dos resultados.
4. Redação da pesquisa (monografia).
5. Apresentação e defesa do relatório de pesquisa (trabalho monográfico).
 

Professores

Profª Me Luciana Ruas Esgalha

 
 

Profª Me Mariana Chagas

 
 

Profª Esp Bruna Robert Cardoso

 
 

Profª Esp Ayme Ayana Calegare Rodrigues

 
 

Profª Dra Vanessa Marques Gibran Victório

 
 

Profª Me Eliane Calil Otoboni

 
 

Prof Me Marcio Luiz Ruiz

 
 

Profª Esp Ariane Marcolino

 
 

Profª Dra Carolina Marçal (Médica Psiquiatra)

 
 

Prof Esp Ederson Ribeiro Costa

 
 

Profª Dra Karina Kelly Borges

 
 

Profª Dra Sandra Leal Calais

 
 

Profª Me Kelly Risso Grecca

 
 

Prof Dr Randolfo dos Santos Junior

 
 

Prof Dr Bernard Rangé

 
 

Prof Dr Denis Zamignani

 
 

Prof Dr Roberto Banaco

 
 
 

 

 

Cronograma

Cronograma para 2020

Março
20/03/2020
8h às 22h
Evolução Histórica da TCC

Março
21/03/2020
8h às 12h
Evolução Histórica da TCC

Março
21/03/2020
13h às 17h
Evolução Histórica da TCC

Abril
17/04/2020
18h às 22h
Técnicas de Avaliação e Diagnóstico I

Abril
18/04/2020
08h às 12h
Técnicas de Avaliação e Diagnóstico I

Abril
18/04/2020
13h às 17h
Técnicas de Avaliação e Diagnóstico I

Maio
17/05/2020
18h às 22h
Técnicas de Avaliação e Diagnóstico I

Maio
18/05/2020
08h às 12h
Técnicas de Avaliação e Diagnóstico I

Maio
18/05/2020
13h às 17h
Técnicas de Avaliação e Diagnóstico I

Junho
26/06/2020
18h às 22h
Técnicas de Procedimentos I

Junho
27/06/2020
08h às 12h
Técnicas de Procedimentos I

Junho
27/06/2020
13h às 17h
Técnicas de Procedimentos I

Julho
24/07/2020
18h às 22h
Técnicas de Procedimentos I

Julho
25/07/2020
08h às 12h
Técnicas de Procedimentos I

Julho
25/07/2020
13h às 17h
Técnicas de Procedimentos I

Agosto
21/08/2020
08h às 12h
TCC com Crianças e Adolescentes

Agosto
22/08/2020
08h às 12h
TCC com Crianças e Adolescentes

Agosto
22/08/2020
13h às 17h
TCC com Crianças e Adolescentes

Setembro
25/09/2020
08h às 12h
TCC com Crianças e Adolescentes

Setembro
26/09/2020
08h às 12h
TCC com Crianças e Adolescentes

Setembro
26/09/2020
13h às 17h
TCC com Crianças e Adolescentes

Outubro
25/10/2020
08h às 12h
Técnicas de Avaliação Diagnóstico II

Outubro
26/10/2020
08h às 12h
Técnicas de Avaliação Diagnóstico II

Outubro
26/10/2020
13h às 17h
Técnicas de Avaliação Diagnóstico II

Novembro
27/11/2020
08h às 12h
Metodologia Científica

Novembro
28/11/2020
08h às 12h
Metodologia Científica

Novembro
28/11/2020
13h às 17h
Metodologia Científica

Dezembro
18/12/2020
08h às 12h
Metodologia Científica

Dezembro
19/12/2020
08h às 12h
Supervisão Clínica

Dezembro
19/12/2020
13h às 17h
Supervisão Clínica

Cronograma para 2021

Janeiro
22/01/2021
08h às 12h
Metodologia Científica

Janeiro
23/01/2021
08h às 12h
Metodologia Científica

Janeiro
23/01/2021
13h às 17h
Metodologia Científica

Fevereiro
26/02/2021
08h às 12h
Metodologia Científica

Fevereiro
27/02/2021
08h às 12h
Supervisão Clínica

Fevereiro
27/02/2021
13h às 17h
Supervisão Clínica

Março
26/03/2021
08h às 12h
Técnicas de Avaliação Diagnóstico II

Março
27/03/2021
08h às 12h
Técnicas de Avaliação Diagnóstico II

Março
27/03/2021
13h às 17h
Técnicas de Avaliação Diagnóstico II

Abril
23/04/2021
08h às 12h
Técnicas e Procedimentos II

Abril
24/04/2021
08h às 12h
Técnicas e Procedimentos II

Abril
24/04/2021
13h às 17h
Técnicas e Procedimentos II

Maio
21/05/2021
18h às 22h
Metodologia Científica (Seminário)

Maio
22/05/2021
08h às 12h
Metodologia Científica (Seminário)

Maio
22/05/2021
13h às 17h
Metodologia Científica (Seminário)

Junho
25/06/2021
18h às 22h
Psiquiatria e Psicofarmacologia Infantil

Junho
26/06/2021
08h às 12h
Supervisão Clínica

Junho
26/06/2021
13h às 17h
Supervisão Clínica

Julho
30/07/2021
18h às 22h
Técnicas e Procedimentos II

Julho
31/07/2021
08h às 12h
Técnicas e Procedimentos II

Julho
31/07/2021
13h às 17h
Técnicas e Procedimentos II

Agosto
27/08/2021
18h às 22h
Psiquiatria e Psicofarmacologia Adulto

Agosto
28/08/2021
08h às 12h
Supervisão Clínica

Agosto
28/08/2021
13h às 17h
Supervisão Clínica

Setembro
24/09/2021
18h às 22h
Supervisão Clínica

Setembro
25/09/2021
08h às 12h
Supervisão Clínica

Setembro
25/09/2021
13h às 17h
Supervisão Clínica

Outubro
22/10/2021
18h às 22h
Técnicas e Procedimentos II

Outubro
23/10/2021
08h às 12h
Técnicas e Procedimentos II (personalidade)

Outubro
23/10/2021
13h às 17h
Técnicas e Procedimentos II (personalidade)

Novembro
26/11/2021
18h às 22h
Supervisão Clínica

Novembro
27/11/2021
08h às 12h
Supervisão Clínica

Novembro
27/11/2021
13h às 17h
Supervisão Clínica

Dezembro
17/12/2021
18h às 22h
Técnicas de Procedimentos III

Dezembro
18/12/2021
08h às 12h
Técnicas de Procedimentos III

Dezembro
18/12/2021
13h às 17h
Técnicas de Procedimentos III

Cronograma para 2022

Janeiro
28/01/2022
18h às 22h
Técnicas e Procedimentos III (casal e sexualidade)

Janeiro
29/01/2022
08h às 12h
Técnicas e Procedimentos III (casal e sexualidade)

Janeiro
29/01/2022
13h às 17h
Técnicas e Procedimentos III (casal e sexualidade)

Fevereiro
18/02/2022
18h às 22h
Supervisão Clínica

Fevereiro
19/02/2022
08h às 12h
Supervisão Clínica

Fevereiro
19/02/2022
13h às 17h
Supervisão Clínica

Março
25/03/2022
18h às 22h
Técnicas e Procedimentos III

Março
26/03/2022
08h às 12h
Técnicas e Procedimentos III

Março
26/03/2022
13h às 17h
Técnicas e Procedimentos III

Carga Horária: 504h/aula
(264h teóricas, 40h orientação de monografia, 90h de prática supervisionada, 90h Atendimento Clínico, 20h de Leitura de texto científico)

Curso de Especialização reconhecido pelo MEC.

 

Informações:

Público Alvo: profissionais de Psicologia e graduandos do 5º ano de psicologia. (graduandos iniciarão os atendimentos clínicos a partir da formação)
Duração: 24 meses
Inscrição: R$ 100,00
Um encontro mensal:
Sextas das 18h às 22h e sábados das 8h às 17h
Início em 20/03/2020

Investimento: 24 parcelas R$ 600,00

Até o vencimento (dia 10), após vencimento - R$ 650,00

Inscreva-se para Pós Graduação Formação Clínica em Terapia Cognitivo-Comportamental

ITECC Araçatuba

Desde 2002, o ITECC Araçatuba assumiu o compromisso de prestar um serviço de qualidade em atendimento, pesquisa e formação na área da psicologia.
contato@iteccaracatuba.com.br Fone: (18) 3621-5793
Rua Jorge Corrêa, 567 - Bairro Nova Iorque, Araçatuba/SP
Copyright © 2020 Cursos ITECC

Nosso Instagram