Pós Graduação Formação Clínica em Terapia Cognitivo-Comportamental
Estão abertas as inscrições para o curso Pós-Graduação Formação Clínica em Terapia Cognitivo-Comportamental do ITECC.
Com duração de 24 meses, o curso tem como finalidade formar e capacitar terapeutas na abordagem Cognitivo-Comportamental, fornecendo bases metodológicas e científicas da TCC, reforçando e aprimorando conceitos éticos na relação terapêutica, capacitando os alunos para um atendimento clínico de qualidade, além de associar a esta prática clínica conhecimentos sobre pesquisa a atualização acadêmica.
Para início do curso serão necessários no mínimo 20 alunos.
2. Bases Metodológicas das Terapias cognitivo-comportamentais.
3. Integração das abordagens comportamental e cognitiva.
4. Princípios gerais da abordagem cognitivo-comportamental.
5. Princípios metodológicos da Terapia Cognitiva.
2. Processo de entrevista e coleta de informações (tipos de entrevista e ferramentas necessárias).
3. Diagnóstico dos Transtornos Clínicos.
4. Avaliação e Diagnóstico de casos clínicos.
5. Formulação de caso e conceituação cognitiva.
6. A estrutura da primeira sessão de terapia e possíveis problemas advindos desta.
7. Identificar Pensamentos Automáticos, Emoções e Crenças.
Técnicas e Procedimentos terapêuticos nos Transtornos Específicos.
1. Transtornos de Humor.2. Transtornos de Ansiedade.
3. Esquizofrenia e outros Transtornos Psicótico.
4. Transtornos Alimentares.
2. Avaliação diagnóstica em TCC com crianças e adolescentes: entrevista, observação e coleta de dados, registro de pensamentos, sentimentos e comportamentos.
3. Conceitualização de casos: verificação de hipóteses e estabelecimentos de objetivos.
4. Intervenção: técnicas e avaliação dos resultados.
5. Formulação e tratamento das principais queixas psicológicas na infância e adolescência:
6. Orientação de pais.
7. Avaliação e intervenção específica nos transtornos:
1. Transtornos de Ansiedade.
2. Depressão infantil.
3. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
4. Agressividade infantil.
5. Transtorno obsessivo-compulsivo infantil.
6. Transtorno desafiador opositivo.
7. Transtorno do Espectro Autista.
2. Análise dos Relatórios de Atendimento.
2. Ciência: origem e definição.
3. Metodologia científica: conceituação e objetivos.
4. Problema de pesquisa.
5. Pesquisa científica: tipos de pesquisa e delineamentos de pesquisa em psicologia clínica.
6. Levantamento bibliográfico.
7. Projeto de pesquisa: introdução, justificativa, objetivos, método, plano de análise de dados, cronograma, referências e anexos.
8. Normas metodológicas do trabalho monográfico.
9. Estrutura do material da monografia.
10. Apresentação gráfica da monografia.
11. Apresentação gráfica de artigo científico.
12. Elaboração de laudos, pareceres, relatórios, atestados entre outros documentos sob as normas e legislação do CFP.
2. Transtornos psiquiátricos e psicofarmacologia em crianças e adolescentes.
2. Avaliação psicológica: conceituação e implicações
3. Fundamentos do psicodiagnóstico tradicional
1. Entrevista clínica
2. Entrevista estruturada
3. Entrevista Lúdica
4. Testes psicológicos
4. Fundamentos da Avaliação Cognitivo-comportamental
1. Com adultos – Estratégias de entrevista e levantamento de dados.
2. Com crianças – Estratégias de entrevista e levantamento de dados.
5. Avaliação neuropsicológica
1. Neuropsicologia Clinica e Cognitiva.
2. Os métodos de estudo de imagem: os métodos estruturais e os métodos funcionais.
3. A avaliação neuropsicológica: objetivos, métodos e a sua importância.
4. Reabilitação Cognitiva
1. Tratamento do problema clínico
2. Trauma de estupro
3. Abuso sexual de crianças
4. Suicídio e depressão
5. Trauma de desastre
6. Parceiros violentos
7. Divórcio
2. Transtorno de Estresse Pós-traumático
1. Intervenções Cognitivo-comportamentais.
3. Atualidades em Técnicas e procedimentos
1. Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT)
2. Terapia focada nos esquemas
3. ACT Terapia de Aceitação e Compromisso
4. Ativação Comportamental da Depressão Maior
4. Transtornos de Personalidade
1. Instrumentos de avaliação da personalidade
2. Critérios diagnósticos dos transtornos de personalidade
3. Padrões cognitivos nos transtornos de personalidade
4. Tratamento dos transtornos de personalidade.
1. A clínica do acompanhamento psicossocial.
2. Análise do comportamento e planejamento da intervenção.
3. A relação terapêutica no atendimento em acompanhamento terapêutico.
4. O acompanhamento terapêutico e seus resultados práticos.
5. Apresentação de casos clínicos em acompanhamento terapêutico.
2. Terapia Cognitiva com casais
1. Avaliação
2. Técnicas e procedimentos
3. A estrutura cognitiva com casais
4. Questões especiais na terapia de casais.
3. Técnicas de avaliação e intervenção com drogaditos.
1. Diagnóstico dos transtornos de abuso de substância.
2. Conhecimento dos sintomas secundários e comorbidades.
4. Técnicas e procedimentos terapêuticos com drogaditos.
2. Orientação e supervisão da coleta de dados.
3. Orientação e supervisão da compreensão dos resultados e análise dos resultados.
4. Redação da pesquisa (monografia).
5. Apresentação e defesa do relatório de pesquisa (trabalho monográfico).
Professores
Profª Me Luciana Ruas Esgalha
Profª Me Mariana Chagas
Profª Esp Bruna Robert Cardoso
Profª Esp Ayme Ayana Calegare Rodrigues
Profª Dra Vanessa Marques Gibran Victório
Profª Me Eliane Calil Otoboni
Prof Me Marcio Luiz Ruiz
Profª Esp Ariane Marcolino
Profª Dra Carolina Marçal (Médica Psiquiatra)
Prof Esp Ederson Ribeiro Costa
Profª Dra Karina Kelly Borges
Profª Dra Sandra Leal Calais
Profª Me Kelly Risso Grecca
Prof Dr Randolfo dos Santos Junior
Prof Dr Bernard Rangé
Prof Dr Denis Zamignani
Prof Dr Roberto Banaco
Cronograma
Cronograma para 2020
Cronograma para 2021
Cronograma para 2022
(264h teóricas, 40h orientação de monografia, 90h de prática supervisionada, 90h Atendimento Clínico, 20h de Leitura de texto científico)
Curso de Especialização reconhecido pelo MEC.
Informações:
Público Alvo: profissionais de Psicologia e graduandos do 5º ano de psicologia. (graduandos iniciarão os atendimentos clínicos a partir da formação)Duração: 24 meses
Inscrição: R$ 100,00
Um encontro mensal:
Sextas das 18h às 22h e sábados das 8h às 17h
Início em 20/03/2020
ITECC Araçatuba
Desde 2002, o ITECC Araçatuba assumiu o compromisso de prestar um serviço de qualidade em atendimento, pesquisa e formação na área da psicologia.
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