Pós Graduação Formação Clínica em Terapia Cognitivo-Comportamental - ITECC Araçatuba

Pós Graduação Formação Clínica em Terapia Cognitivo-Comportamental


Fachada ITECC Araçatuba Estão abertas as inscrições para o curso Pós-Graduação Formação Clínica em Terapia Cognitivo-Comportamental do ITECC.

Com duração de 18 meses, o curso tem como finalidade formar e capacitar terapeutas na abordagem Cognitivo-Comportamental, fornecendo bases metodológicas e científicas da TCC, reforçando e aprimorando conceitos éticos na relação terapêutica, capacitando os alunos para um atendimento clínico de qualidade, além de associar a esta prática clínica conhecimentos sobre pesquisa a atualização acadêmica.

Para início do curso serão necessários no mínimo 20 alunos.

Estrutura do Curso

1. Fundamentos Epistemológicos da Psicologia Cognitiva.
2. Bases Metodológicas das Terapias cognitivo-comportamentais.
3. Integração das abordagens comportamental e cognitiva.
4. Princípios gerais da abordagem cognitivo-comportamental.
5. Princípios metodológicos da Terapia Cognitiva.
1. Elementos diferenciadores da avaliação cognitivo-comportamental.
2. Processo de entrevista e coleta de informações (tipos de entrevista e ferramentas necessárias).
3. Diagnóstico dos Transtornos Clínicos.
4. Avaliação e Diagnóstico de casos clínicos.
5. Formulação de caso e conceituação cognitiva.
6. A estrutura da primeira sessão de terapia e possíveis problemas advindos desta.
7. Identificar Pensamentos Automáticos, Emoções e Crenças.
Técnicas e Procedimentos terapêuticos nos Transtornos Específicos.
1. Transtorno de Humor.
2. Transtorno de Ansiedade.
3. Esquizofrenia e outros Transtornos Psicóticos.
4. Transtornos do Sono.
5. Transtornos Alimentares.
6. Trantornos Sexuais.
1. Pressupostos teóricos básicos, conceitos e práticas da Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) no tratamento de crianças e adolescentes.
2. Avaliação diagnóstica em TCC com crianças e adolescentes: entrevista, observação e coleta de dados, registro de pensamentos, sentimentos e comportamentos.
3. Conceitualização de casos: verificação de hipóteses e estabelecimentos de objetivos.
4. Intervenção: técnicas e avaliação dos resultados.
5. Formulação e tratamento das principais queixas psicológicas na infância e adolescência:
6. Orientação de pais.
7. Avaliação e intervenção específica nos transtornos:
   1. Crianças com problemas crônicos de saúde.
   2. Stress infantil.
   3. Depressão infantil.
   4. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
   5. Encoprese e enurese.
   6. Agressividade infantil.
   7. Transtorno obsessivo-compulsivo infantil.
   8. Transtorno de ansiedade de separação.
   9. Dificuldades escolares.
   10. Transtornos alimentares em adolescentes.
   11. Transtorno desafiador opositivo.
   12. Transtorno do Espectro Autista.
1. Discussão dos casos.
2. Análise dos Relatórios de Atendimento.
1. Tipos de conhecimento.
2. Ciência: origem e definição.
3. Metodologia científica: conceituação e objetivos.
4. Problema de pesquisa.
5. Pesquisa científica: tipos de pesquisa e delineamentos de pesquisa em psicologia clínica.
6. Levantamento bibliográfico.
7. Projeto de pesquisa: introdução, justificativa, objetivos, método, plano de análise de dados, cronograma, referências e anexos.
8. Normas metodológicas do trabalho monográfico.
9. Estrutura material da monografia.
10. Apresentação gráfica da monografia.
11. Apresentação gráfica de artigo científico.
1. Transtornos psiquiátricos e psicofarmacologia em adultos.
2. Transtornos psiquiátricos e psicofarmacologia em crianças e adolescentes.
1. Desenvolvimento Infantil, Adolescência, Idade Adulta e Velhice.
2. Avaliação psicológica: conceituação e implicações
3. Fundamentos do psicodiagnóstico tradicional
   1. Entrevista clínica
   2. Entrevista estruturada
   3. Entrevista Lúdica
   4. Testes psicológicos
4. Fundamentos da Avaliação Cognitivo-comportamental
   1. Com adultos – Estratégias de entrevista e levantamento de dados.
   2. Com crianças – Estratégias de entrevista e levantamento de dados.
5. Avaliação neuropsicológica
   1. Neuropsicologia Clinica e Cognitiva.
   2. Os métodos de estudo de imagem: os métodos estruturais e os métodos funcionais.
   3. A avaliação neuropsicológica: objetivos, métodos e a sua importância.
   4. Reabilitação Cognitiva
6. Elaboração de laudos, pareceres, relatórios, atestados entre outros documentos sob as normas do CFP.
1. Intervenção em situações de crise.
   1. Tratamento do problema clínico
   2. Trauma de estupro
   3. Abuso sexual de crianças
   4. Suicídio e depressão
   5. Trauma de desastre
   6. Parceiros violentos
   7. Divórcio
2. Transtorno de Estresse Pós-traumático
   1. Intervenções Cognitivo-comportamentais.
3. Atualidades em Técnicas e procedimentos
   1. Mindfulness.
   2. Terapia focada nos esquemas
   3. Técnicas de processamento emocional
   4. ACT Terapia de Aceitação e Compromisso
   5. Coaching
4. Transtornos de Personalidade
   1. Instrumentos de avaliação da personalidade
   2. Critérios diagnósticos dos transtornos de personalidade
   3. Padrões cognitivos nos transtornos de personalidade
   4. Tratamento dos transtornos de personalidade.
1. Origem e evolução da psicologia da educação.
   1. As concepções atuais da psicologia da educação.
   2. Noções gerais sobre as principais Teorias de Aprendizagem.
   3. A psicologia e a aplicação do conhecimento psicológico à educação
2. Planejamento de Ensino.
   1. Planejamento;
   2. Plano;
   3. Projeto
3. Estratégias didáticas para aplicação em sala de aula.
4. Preparação de Recursos Didáticos.
5. Avaliação de Ensino.
6. Desenvolvimento de projeto psicoeducacional.
1. Clínica do acompanhamento terapêutico.
   1. A clínica do acompanhamento psicossocial.
   2. Análise do comportamento e planejamento da intervenção.
   3. A relação terapêutica no atendimento em acompanhamento terapêutico.
   4. O acompanhamento terapêutico e seus resultados práticos.
   5. Apresentação de casos clínicos em acompanhamento terapêutico.
2. Terapia Cognitiva com casais
   1. Avaliação
   2. Técnicas e procedimentos
   3. A estrutura cognitiva com casais
   4. Questões especiais na terapia de casais.
3. Técnicas de avaliação e intervenção com drogaditos.
   1. Diagnóstico dos transtornos de abuso de substância.
   2. Conhecimento dos sintomas secundários e comorbidades.
4. Técnicas e procedimentos terapêuticos com drogaditos.
1. Orientação e supervisão do cronograma desenvolvido no projeto de pesquisa.
2. Orientação e supervisão da coleta de dados.
3. Orientação e supervisão da compreensão dos resultados e análise dos resultados.
4. Redação da pesquisa (monografia).
5. Apresentação e defesa do relatório de pesquisa (trabalho monográfico).
 

Investimento: 18 parcelas R$ 540,00

Informações:

Público Alvo: profissionais de Psicologia e graduandos do 5º ano de psicologia. (graduandos iniciarão os atendimentos clínicos a partir da formação)
Duração: 18 meses
Dois encontros mensais:
Sextas das 19h às 23h e sábados das 8h às 17h

Inscreva-se para Pós Graduação Formação Clínica em Terapia Cognitivo-Comportamental

ITECC Araçatuba

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