Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental
Curso de Especialização reconhecido pelo MEC.
Objetivo: A Terapia Cognitivo-Comportamental é um tratamento de resultados à curto prazo, voltada para objetivos definidos e focada em problemas específicos. O objetivo do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO é proporcionar uma visão aprofundada dos fundamentos básicos da técnica terapêutica cognitivo-comportamental, assim como de todas as técnicas psicoterapêuticas utilizadas pela TCC. Também são objetivos:• Formar e capacitar terapeutas na abordagem cognitivo-comportamental.
• Fornecer e aprimorar conceitos éticos na relação terapêutica;
• Aprimorar as habilidades técnicas, e assim capacitar os alunos para atendimentos clínicos de qualidade;
• Associar a pratica clínica, conhecimentos sobre pesquisa e atualização no campo de conhecimento.
Coordenação
Profª. Ms. Kelly Renata Risso Grecca (Mestre em Psicologia Clínica, Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e Supervisora Clínica dos cursos de Pós-Graduação do IPECS)
Profª. Ms. Profa. Me Eliane Calil Otoboni (Diretora do ITECC a Araçatuba, Psicóloga, Mestre em Ciências da Saúde, Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e Supervisora Clínica do curso de Pós-Graduação do ITECC)
Corpo Docente e Professores Convidados
Me. Luciana Ruas Esgalha
Me. Márcio Ruiz
Dra. Vanessa Marques Gibran Victorio
Me. Larissa Alexandrino
Dr. Wilson Vieira Melo
Dr. Bernard Rangé
Me. Victoria Druziam
Me. Eliane Calil Otoboni
Esp. Ederson Ribeiro Costa
Dra. Karina Kelly Borges
Dra. Sandra Leal Calais
Me. Carolina Marçal
Dr. Randolfo Jr
Dr. Roberto Banaco
Dr. Denis Zamignani
Me. Mariana Chagas
Esp. Bruna Robert Cardoso
Me. Mariana Chagas
Me. Kelly Renata Risso Grecca
Informações:
Público Alvo: Alunos de psicologia a partir do 5º ano e graduados em Psicologia.Carga horária: 530h (280h teóricas, 95h de supervisão clínica, 40h de orientação de monografia, 20h de estudo dirigido e 95h de atendimento clínico)
Duração: 24 meses
Periodicidade: Mensal – Sexta (18h as 22h) e Sábado (das 8h às 12h e das 13h30 às 17h)
1. Fundamentos Epistemológicos da Psicologia Cognitiva.
2. Bases Metodológicas das Terapias cognitivo-comportamentais
3. Integração das abordagens comportamental e cognitiva.
4. Princípios gerais da abordagem cognitivo-comportamental.
2. Bases Metodológicas das Terapias cognitivo-comportamentais
3. Integração das abordagens comportamental e cognitiva.
4. Princípios gerais da abordagem cognitivo-comportamental.
Técnicas de Avaliação e Diagnóstico I
1. Elementos diferenciadores da avaliação cognitivo-comportamental.2. Processo de entrevista e coleta de informações (tipos de entrevista e ferramentas necessárias).
3. Diagnóstico dos Transtornos Clínicos.
4. Avaliação e Diagnóstico de casos clínicos.
5. Formulação de caso e conceituação cognitiva. A estrutura da primeira sessão de terapia e possíveis problemas advindos desta.
6. Identificar Pensamentos Automáticos, Emoções e Crenças.
Técnicas e Procedimentos terapêuticos nos Transtornos Específicos.
1. Transtornos de Humor.2. Transtornos de Ansiedade.
3. Esquizofrenia e outros Transtornos Psicótico.
4. Transtornos Alimentares.
1. Pressupostos teóricos básicos, conceitos e práticas da Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) no tratamento de crianças e adolescentes.
2. Avaliação diagnóstica em TCC com crianças e adolescentes: entrevista, observação e coleta de dados, registro de pensamentos, sentimentos e comportamentos.
3. Conceitualização de casos: verificação de hipóteses e estabelecimentos de objetivos.
4. Intervenção: técnicas e avaliação dos resultados.
5. Formulação e tratamento das principais queixas psicológicas na infância e adolescência.
6. Orientação de pais.
7. Avaliação e intervenção específica nos transtornos:
1. Transtornos de Ansiedade.
2. Depressão infantil.
3. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
4. Agressividade infantil.
5. Transtorno obsessivo-compulsivo infantil.
6. Transtorno desafiador opositivo.
7. Transtorno do Espectro Autista.
2. Avaliação diagnóstica em TCC com crianças e adolescentes: entrevista, observação e coleta de dados, registro de pensamentos, sentimentos e comportamentos.
3. Conceitualização de casos: verificação de hipóteses e estabelecimentos de objetivos.
4. Intervenção: técnicas e avaliação dos resultados.
5. Formulação e tratamento das principais queixas psicológicas na infância e adolescência.
6. Orientação de pais.
7. Avaliação e intervenção específica nos transtornos:
1. Transtornos de Ansiedade.
2. Depressão infantil.
3. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
4. Agressividade infantil.
5. Transtorno obsessivo-compulsivo infantil.
6. Transtorno desafiador opositivo.
7. Transtorno do Espectro Autista.
1. Discussão dos casos.
2. Análise dos Relatórios de Atendimento.
2. Análise dos Relatórios de Atendimento.
1. Tipos de conhecimento.
2. Ciência: origem e definição.
3. Metodologia científica: conceituação e objetivos.
4. Problema de pesquisa.
5. Pesquisa científica: tipos de pesquisa e delineamentos de pesquisa em psicologia clínica.
6. Levantamento bibliográfico.
7. Projeto de pesquisa: introdução, justificativa, objetivos, método, plano de análise de dados, cronograma, referências e anexos.
8. Normas metodológicas do trabalho monográfico.
9. Estrutura do material da monografia.
10. Apresentação gráfica da monografia.
11. Apresentação gráfica de artigo científico.
12. Elaboração de laudos, pareceres, relatórios, atestados entre outros documentos sob as normas e legislação do CFP.
2. Ciência: origem e definição.
3. Metodologia científica: conceituação e objetivos.
4. Problema de pesquisa.
5. Pesquisa científica: tipos de pesquisa e delineamentos de pesquisa em psicologia clínica.
6. Levantamento bibliográfico.
7. Projeto de pesquisa: introdução, justificativa, objetivos, método, plano de análise de dados, cronograma, referências e anexos.
8. Normas metodológicas do trabalho monográfico.
9. Estrutura do material da monografia.
10. Apresentação gráfica da monografia.
11. Apresentação gráfica de artigo científico.
12. Elaboração de laudos, pareceres, relatórios, atestados entre outros documentos sob as normas e legislação do CFP.
1. Transtornos psiquiátricos e psicofarmacologia em adultos.
2. Transtornos psiquiátricos e psicofarmacologia em crianças e adolescentes.
2. Transtornos psiquiátricos e psicofarmacologia em crianças e adolescentes.
1. Desenvolvimento Infantil, Adolescência, Idade Adulta e Velhice.
2. Avaliação psicológica: conceituação e implicações
3. Fundamentos do psicodiagnóstico tradicional
1. Entrevista clínica
2. Entrevista estruturada
3. Entrevista Lúdica
4. Testes psicológicos
4. Fundamentos da Avaliação Cognitivo-comportamental
1. Com adultos – Estratégias de entrevista e levantamento de dados.
2. Com crianças – Estratégias de entrevista e levantamento de dados.
5. Avaliação neuropsicológica
1. Neuropsicologia Clinica e Cognitiva.
2. Os métodos de estudo de imagem: os métodos estruturais e os métodos funcionais.
3. A avaliação neuropsicológica: objetivos, métodos e a sua importância.
4. Reabilitação Cognitiva
2. Avaliação psicológica: conceituação e implicações
3. Fundamentos do psicodiagnóstico tradicional
1. Entrevista clínica
2. Entrevista estruturada
3. Entrevista Lúdica
4. Testes psicológicos
4. Fundamentos da Avaliação Cognitivo-comportamental
1. Com adultos – Estratégias de entrevista e levantamento de dados.
2. Com crianças – Estratégias de entrevista e levantamento de dados.
5. Avaliação neuropsicológica
1. Neuropsicologia Clinica e Cognitiva.
2. Os métodos de estudo de imagem: os métodos estruturais e os métodos funcionais.
3. A avaliação neuropsicológica: objetivos, métodos e a sua importância.
4. Reabilitação Cognitiva
1. Intervenção em situações de crise.
1. Tratamento do problema clínico
2. Trauma de estupro
3. Abuso sexual de crianças
4. Suicídio e depressão
5. Trauma de desastre
6. Parceiros violentos
7. Divórcio
2. Transtorno de Estresse Pós-traumático
1. Intervenções Cognitivo-comportamentais.
3. Atualidades em Técnicas e procedimentos
1. Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT)
2. Terapia focada nos esquemas
3. ACT Terapia de Aceitação e Compromisso
4. Ativação Comportamental da Depressão Maior
5. Terapia Comportamental Dialética (DBT)
4. Transtornos de Personalidade
1. Instrumentos de avaliação da personalidade
2. Critérios diagnósticos dos transtornos de personalidade
3. Padrões cognitivos nos transtornos de personalidade
4. Tratamento dos transtornos de personalidade.
1. Tratamento do problema clínico
2. Trauma de estupro
3. Abuso sexual de crianças
4. Suicídio e depressão
5. Trauma de desastre
6. Parceiros violentos
7. Divórcio
2. Transtorno de Estresse Pós-traumático
1. Intervenções Cognitivo-comportamentais.
3. Atualidades em Técnicas e procedimentos
1. Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT)
2. Terapia focada nos esquemas
3. ACT Terapia de Aceitação e Compromisso
4. Ativação Comportamental da Depressão Maior
5. Terapia Comportamental Dialética (DBT)
4. Transtornos de Personalidade
1. Instrumentos de avaliação da personalidade
2. Critérios diagnósticos dos transtornos de personalidade
3. Padrões cognitivos nos transtornos de personalidade
4. Tratamento dos transtornos de personalidade.
1. Clínica do acompanhamento terapêutico.
1. A clínica do acompanhamento psicossocial.
2. Análise do comportamento e planejamento da intervenção.
3. A relação terapêutica no atendimento em acompanhamento terapêutico.
4. O acompanhamento terapêutico e seus resultados práticos.
5. Apresentação de casos clínicos em acompanhamento terapêutico.
2. Terapia Cognitiva com casais
1. Avaliação
2. Técnicas e procedimentos
3. A estrutura cognitiva com casais
4. Questões especiais na terapia de casais.
3. Técnicas de avaliação e intervenção com drogaditos.
1. Diagnóstico dos transtornos de abuso de substância.
2. Conhecimento dos sintomas secundários e comorbidades.
4. Técnicas e procedimentos terapêuticos com drogaditos.
1. A clínica do acompanhamento psicossocial.
2. Análise do comportamento e planejamento da intervenção.
3. A relação terapêutica no atendimento em acompanhamento terapêutico.
4. O acompanhamento terapêutico e seus resultados práticos.
5. Apresentação de casos clínicos em acompanhamento terapêutico.
2. Terapia Cognitiva com casais
1. Avaliação
2. Técnicas e procedimentos
3. A estrutura cognitiva com casais
4. Questões especiais na terapia de casais.
3. Técnicas de avaliação e intervenção com drogaditos.
1. Diagnóstico dos transtornos de abuso de substância.
2. Conhecimento dos sintomas secundários e comorbidades.
4. Técnicas e procedimentos terapêuticos com drogaditos.
1. Orientação e supervisão do cronograma desenvolvido no projeto de pesquisa.
2. Orientação e supervisão da coleta de dados.
3. Orientação e supervisão da compreensão dos resultados e análise dos resultados.
4. Redação da pesquisa (monografia).
5. Apresentação e defesa do relatório de pesquisa (trabalho monográfico).
2. Orientação e supervisão da coleta de dados.
3. Orientação e supervisão da compreensão dos resultados e análise dos resultados.
4. Redação da pesquisa (monografia).
5. Apresentação e defesa do relatório de pesquisa (trabalho monográfico).
Cronograma – Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental 2022
Março
11/03/2022
18h as 22h
Evolução Histórica da TCC
Março
12/03/2022
08h as 17h
Evolução Histórica da TCC
Abril
22/04/2022
18h as 22h
Técnicas de Avaliação e Diagnóstico I
Abril
23/04/2022
08h as 18h
Técnicas de Avaliação e Diagnóstico I
Maio
06/05/2022
18h as 22h
Técnicas de Avaliação e Diagnóstico I
Maio
07/05/2022
08h as 18h
Técnicas de Avaliação e Diagnóstico I
Junho
03/06/2022
18h as 22h
Técnicas de Procedimentos I
Junho
04/06/2022
08h as 18h
Técnicas de Procedimentos I
Julho
01/07/2022
18h as 22h
TCC com Crianças e Adolescentes
Julho
02/07/2022
08h as 18h
TCC com Crianças e Adolescentes
Agosto
12/08/2022
18h as 22h
Técnicas de Procedimentos I
Agosto
13/08/2022
08h as 18h
Técnicas de Procedimentos I
Setembro
02/09/2022
18h as 22h
TCC com crianças e adolescentes
Setembro
03/09/2022
08h as 18h
TCC com crianças e adolescentes
Setembro
30/09/2022
18h as 22h
Técnicas de Avaliação Diagnóstico II
Outubro
01/10/2022
08h as 18h
Técnicas de Avaliação Diagnóstico II
Novembro
25/11/2022
18h as 22h
Técnicas e Procedimentos II
Novembro
26/11/2022
08h as 18h
Técnicas e Procedimentos II
Dezembro
16/12/2022
18h as 22h
Supervisão Clínica
Dezembro
17/12/2022
08h as 18h
Supervisão Clínica
Cronograma – Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental 2023
Janeiro
20/01/2023
18h as 22h
Técnicas de Procedimentos I (TAG)
Janeiro
21/01/2023
08h as 18h
Metodologia Científica (documentos escritos)
Fevereiro
03/02/2023
18h as 22h
Metodologia Científica
Fevereiro
04/02/2023
08h as 18h
Metodologia Científica
Março
03/03/2023
18h as 22h
Técnicas de Avaliação Diagnóstico II
Março
04/03/2023
08h as 18h
Técnicas de Avaliação Diagnóstico II
Abril
14/04/2023
18h as 22h
Supervisão Clínica
Abril
15/04/2023
08h as 18h
Supervisão Clínica
Maio
05/05/2023
18h as 22h
Técnicas e Procedimentos II (Terapia do Esquema)
Maio
06/05/2023
08h as 18h
Técnicas e Procedimentos II (Personalidade)
Junho
02/06/2023
18h as 22h
Psiquiatria e Psicofarmacologia Adulto
Junho
03/06/2023
08h as 18h
Técnicas e Procedimentos II (Ativação Comp. Depressão)
Julho
07/07/2023
18h as 22h
Técnicas de Procedimentos III (Dependência Química)
Julho
08/07/2023
08h as 18h
Técnicas de Procedimentos III (Dependência Química)
Agosto
04/08/2023
18h as 22h
Psiquiatria e Psicofarmacologia Infantil
Agosto
05/08/2023
08h as 18h
Supervisão Clínica
Setembro
01/09/2023
18h as 22h
Técnicas e Procedimentos III (DBT)
Setembro
02/09/2023
08h as 18h
Técnicas e Procedimentos III (DBT)
Outubro
06/10/2023
18h as 22h
Técnicas e Procedimentos III
Outubro
07/10/2023
08h as 18h
Técnicas e Procedimentos III
Novembro
17/11/2023
18h as 22h
Supervisão Clínica
Novembro
18/11/2023
08h as 18h
Supervisão Clínica
Dezembro
08/12/2023
18h as 22h
Técnicas e Procedimentos II (ACT)
Dezembro
09/12/2023
08h as 18h
Técnicas e Procedimentos II (MBCT)
Cronograma – Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental 2024
Janeiro
12/01/2024
18h as 22h
Técnicas e Procedimentos III (Casal e Sexualidade)
Janeiro
13/01/2024
08h as 18h
Técnicas e Procedimentos III (Casal e Sexualidade)
Fevereiro
16/02/2024
18h as 22h
Supervisão Clínica
Fevereiro
17/02/2024
08h as 18h
Supervisão Clínica
Março
08/03/2024
18h as 22h
Supervisão Clínica
Março
09/03/2024
08h as 18h
Supervisão Clínica
ITECC Araçatuba
Desde 2002, o ITECC Araçatuba assumiu o compromisso de prestar um serviço de qualidade em atendimento, pesquisa e formação na área da psicologia.
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Fone: (18) 99767-5793
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