Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental
Curso de Especialização reconhecido pelo MEC.
Objetivo: A Terapia Cognitivo-Comportamental é um tratamento de resultados à curto prazo, voltada para objetivos definidos e focada em problemas específicos. O objetivo do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO é proporcionar uma visão aprofundada dos fundamentos básicos da técnica terapêutica cognitivo-comportamental, assim como de todas as técnicas psicoterapêuticas utilizadas pela TCC. Também são objetivos:• Formar e capacitar terapeutas na abordagem cognitivo-comportamental.
• Fornecer e aprimorar conceitos éticos na relação terapêutica;
• Aprimorar as habilidades técnicas, e assim capacitar os alunos para atendimentos clínicos de qualidade;
• Associar a pratica clínica, conhecimentos sobre pesquisa e atualização no campo de conhecimento.
Coordenação
Profª. Ms. Kelly Renata Risso Grecca (Mestre em Psicologia Clínica, Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e Supervisora Clínica dos cursos de Pós-Graduação do IPECS)
Profª. Ms. Profa. Me Eliane Calil Otoboni (Diretora do ITECC a Araçatuba, Psicóloga, Mestre em Ciências da Saúde, Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e Supervisora Clínica do curso de Pós-Graduação do ITECC)
Corpo Docente e Professores Convidados
Me. Luciana Ruas Esgalha
Me. Márcio Ruiz
Dra. Vanessa Marques Gibran Victorio
Me. Larissa Alexandrino
Dr. Wilson Vieira Melo
Dr. Bernard Rangé
Me. Victoria Druziam
Me. Eliane Calil Otoboni
Esp. Ederson Ribeiro Costa
Dra. Karina Kelly Borges
Dra. Sandra Leal Calais
Me. Carolina Marçal
Dr. Randolfo Jr
Dr. Roberto Banaco
Dr. Denis Zamignani
Me. Mariana Chagas
Esp. Bruna Robert Cardoso
Me. Kelly Renata Risso Grecca
Informações:
Público Alvo: Alunos de psicologia a partir do 5º ano e graduados em Psicologia.Carga horária: 530h (280h teóricas, 95h de supervisão clínica, 40h de orientação de monografia, 20h de estudo dirigido e 95h de atendimento clínico)
Duração: 24 meses
Início: 24/02/2023
Periodicidade: Mensal – Sexta (18h as 22h) e Sábado (das 8h às 12h e das 13h30 às 17h)
1. Fundamentos Epistemológicos da Psicologia Cognitiva.
2. Bases Metodológicas das Terapias cognitivo-comportamentais
3. Integração das abordagens comportamental e cognitiva.
4. Princípios gerais da abordagem cognitivo-comportamental.
2. Bases Metodológicas das Terapias cognitivo-comportamentais
3. Integração das abordagens comportamental e cognitiva.
4. Princípios gerais da abordagem cognitivo-comportamental.
Técnicas de Avaliação e Diagnóstico I
1. Elementos diferenciadores da avaliação cognitivo-comportamental.2. Processo de entrevista e coleta de informações (tipos de entrevista e ferramentas necessárias).
3. Diagnóstico dos Transtornos Clínicos.
4. Avaliação e Diagnóstico de casos clínicos.
5. Formulação de caso e conceituação cognitiva. A estrutura da primeira sessão de terapia e possíveis problemas advindos desta.
6. Identificar Pensamentos Automáticos, Emoções e Crenças.
Técnicas e Procedimentos terapêuticos nos Transtornos Específicos.
1. Transtornos de Humor.2. Transtornos de Ansiedade.
3. Esquizofrenia e outros Transtornos Psicótico.
4. Transtornos Alimentares.
1. Pressupostos teóricos básicos, conceitos e práticas da Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) no tratamento de crianças e adolescentes.
2. Avaliação diagnóstica em TCC com crianças e adolescentes: entrevista, observação e coleta de dados, registro de pensamentos, sentimentos e comportamentos.
3. Conceitualização de casos: verificação de hipóteses e estabelecimentos de objetivos.
4. Intervenção: técnicas e avaliação dos resultados.
5. Formulação e tratamento das principais queixas psicológicas na infância e adolescência.
6. Orientação de pais.
7. Avaliação e intervenção específica nos transtornos:
1. Transtornos de Ansiedade.
2. Depressão infantil.
3. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
4. Agressividade infantil.
5. Transtorno obsessivo-compulsivo infantil.
6. Transtorno desafiador opositivo.
7. Transtorno do Espectro Autista.
2. Avaliação diagnóstica em TCC com crianças e adolescentes: entrevista, observação e coleta de dados, registro de pensamentos, sentimentos e comportamentos.
3. Conceitualização de casos: verificação de hipóteses e estabelecimentos de objetivos.
4. Intervenção: técnicas e avaliação dos resultados.
5. Formulação e tratamento das principais queixas psicológicas na infância e adolescência.
6. Orientação de pais.
7. Avaliação e intervenção específica nos transtornos:
1. Transtornos de Ansiedade.
2. Depressão infantil.
3. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
4. Agressividade infantil.
5. Transtorno obsessivo-compulsivo infantil.
6. Transtorno desafiador opositivo.
7. Transtorno do Espectro Autista.
1. Discussão dos casos.
2. Análise dos Relatórios de Atendimento.
2. Análise dos Relatórios de Atendimento.
1. Tipos de conhecimento.
2. Ciência: origem e definição.
3. Metodologia científica: conceituação e objetivos.
4. Problema de pesquisa.
5. Pesquisa científica: tipos de pesquisa e delineamentos de pesquisa em psicologia clínica.
6. Levantamento bibliográfico.
7. Projeto de pesquisa: introdução, justificativa, objetivos, método, plano de análise de dados, cronograma, referências e anexos.
8. Normas metodológicas do trabalho monográfico.
9. Estrutura do material da monografia.
10. Apresentação gráfica da monografia.
11. Apresentação gráfica de artigo científico.
12. Elaboração de laudos, pareceres, relatórios, atestados entre outros documentos sob as normas e legislação do CFP.
2. Ciência: origem e definição.
3. Metodologia científica: conceituação e objetivos.
4. Problema de pesquisa.
5. Pesquisa científica: tipos de pesquisa e delineamentos de pesquisa em psicologia clínica.
6. Levantamento bibliográfico.
7. Projeto de pesquisa: introdução, justificativa, objetivos, método, plano de análise de dados, cronograma, referências e anexos.
8. Normas metodológicas do trabalho monográfico.
9. Estrutura do material da monografia.
10. Apresentação gráfica da monografia.
11. Apresentação gráfica de artigo científico.
12. Elaboração de laudos, pareceres, relatórios, atestados entre outros documentos sob as normas e legislação do CFP.
1. Transtornos psiquiátricos e psicofarmacologia em adultos.
2. Transtornos psiquiátricos e psicofarmacologia em crianças e adolescentes.
2. Transtornos psiquiátricos e psicofarmacologia em crianças e adolescentes.
1. Desenvolvimento Infantil, Adolescência, Idade Adulta e Velhice.
2. Avaliação psicológica: conceituação e implicações
3. Fundamentos do psicodiagnóstico tradicional
1. Entrevista clínica
2. Entrevista estruturada
3. Entrevista Lúdica
4. Testes psicológicos
4. Fundamentos da Avaliação Cognitivo-comportamental
1. Com adultos – Estratégias de entrevista e levantamento de dados.
2. Com crianças – Estratégias de entrevista e levantamento de dados.
5. Avaliação neuropsicológica
1. Neuropsicologia Clinica e Cognitiva.
2. Os métodos de estudo de imagem: os métodos estruturais e os métodos funcionais.
3. A avaliação neuropsicológica: objetivos, métodos e a sua importância.
4. Reabilitação Cognitiva
2. Avaliação psicológica: conceituação e implicações
3. Fundamentos do psicodiagnóstico tradicional
1. Entrevista clínica
2. Entrevista estruturada
3. Entrevista Lúdica
4. Testes psicológicos
4. Fundamentos da Avaliação Cognitivo-comportamental
1. Com adultos – Estratégias de entrevista e levantamento de dados.
2. Com crianças – Estratégias de entrevista e levantamento de dados.
5. Avaliação neuropsicológica
1. Neuropsicologia Clinica e Cognitiva.
2. Os métodos de estudo de imagem: os métodos estruturais e os métodos funcionais.
3. A avaliação neuropsicológica: objetivos, métodos e a sua importância.
4. Reabilitação Cognitiva
1. Intervenção em situações de crise.
1. Tratamento do problema clínico
2. Trauma de estupro
3. Abuso sexual de crianças
4. Suicídio e depressão
5. Trauma de desastre
6. Parceiros violentos
7. Divórcio
2. Transtorno de Estresse Pós-traumático
1. Intervenções Cognitivo-comportamentais.
3. Atualidades em Técnicas e procedimentos
1. Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT)
2. Terapia focada nos esquemas
3. ACT Terapia de Aceitação e Compromisso
4. Ativação Comportamental da Depressão Maior
5. Terapia Comportamental Dialética (DBT)
4. Transtornos de Personalidade
1. Instrumentos de avaliação da personalidade
2. Critérios diagnósticos dos transtornos de personalidade
3. Padrões cognitivos nos transtornos de personalidade
4. Tratamento dos transtornos de personalidade.
1. Tratamento do problema clínico
2. Trauma de estupro
3. Abuso sexual de crianças
4. Suicídio e depressão
5. Trauma de desastre
6. Parceiros violentos
7. Divórcio
2. Transtorno de Estresse Pós-traumático
1. Intervenções Cognitivo-comportamentais.
3. Atualidades em Técnicas e procedimentos
1. Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT)
2. Terapia focada nos esquemas
3. ACT Terapia de Aceitação e Compromisso
4. Ativação Comportamental da Depressão Maior
5. Terapia Comportamental Dialética (DBT)
4. Transtornos de Personalidade
1. Instrumentos de avaliação da personalidade
2. Critérios diagnósticos dos transtornos de personalidade
3. Padrões cognitivos nos transtornos de personalidade
4. Tratamento dos transtornos de personalidade.
1. Clínica do acompanhamento terapêutico.
1. A clínica do acompanhamento psicossocial.
2. Análise do comportamento e planejamento da intervenção.
3. A relação terapêutica no atendimento em acompanhamento terapêutico.
4. O acompanhamento terapêutico e seus resultados práticos.
5. Apresentação de casos clínicos em acompanhamento terapêutico.
2. Terapia Cognitiva com casais
1. Avaliação
2. Técnicas e procedimentos
3. A estrutura cognitiva com casais
4. Questões especiais na terapia de casais.
3. Técnicas de avaliação e intervenção com drogaditos.
1. Diagnóstico dos transtornos de abuso de substância.
2. Conhecimento dos sintomas secundários e comorbidades.
4. Técnicas e procedimentos terapêuticos com drogaditos.
1. A clínica do acompanhamento psicossocial.
2. Análise do comportamento e planejamento da intervenção.
3. A relação terapêutica no atendimento em acompanhamento terapêutico.
4. O acompanhamento terapêutico e seus resultados práticos.
5. Apresentação de casos clínicos em acompanhamento terapêutico.
2. Terapia Cognitiva com casais
1. Avaliação
2. Técnicas e procedimentos
3. A estrutura cognitiva com casais
4. Questões especiais na terapia de casais.
3. Técnicas de avaliação e intervenção com drogaditos.
1. Diagnóstico dos transtornos de abuso de substância.
2. Conhecimento dos sintomas secundários e comorbidades.
4. Técnicas e procedimentos terapêuticos com drogaditos.
1. Orientação e supervisão do cronograma desenvolvido no projeto de pesquisa.
2. Orientação e supervisão da coleta de dados.
3. Orientação e supervisão da compreensão dos resultados e análise dos resultados.
4. Redação da pesquisa (monografia).
5. Apresentação e defesa do relatório de pesquisa (trabalho monográfico).
2. Orientação e supervisão da coleta de dados.
3. Orientação e supervisão da compreensão dos resultados e análise dos resultados.
4. Redação da pesquisa (monografia).
5. Apresentação e defesa do relatório de pesquisa (trabalho monográfico).
ITECC Araçatuba
Desde 2002, o ITECC Araçatuba assumiu o compromisso de prestar um serviço de qualidade em atendimento, pesquisa e formação na área da psicologia.
contato@iteccaracatuba.com.br
Fone: (18) 99767-5793
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