Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental - ITECC Araçatuba

Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental


Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental

Curso de Especialização reconhecido pelo MEC.

Objetivo: A Terapia Cognitivo-Comportamental é um tratamento de resultados à curto prazo, voltada para objetivos definidos e focada em problemas específicos. O objetivo do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO é proporcionar uma visão aprofundada dos fundamentos básicos da técnica terapêutica cognitivo-comportamental, assim como de todas as técnicas psicoterapêuticas utilizadas pela TCC. Também são objetivos:
  • Formar e capacitar terapeutas na abordagem cognitivo-comportamental.
  • Fornecer e aprimorar conceitos éticos na relação terapêutica;
  • Aprimorar as habilidades técnicas, e assim capacitar os alunos para atendimentos clínicos de qualidade;
  • Associar a pratica clínica, conhecimentos sobre pesquisa e atualização no campo de conhecimento.

Coordenação

Profª. Ms. Kelly Renata Risso Grecca (Mestre em Psicologia Clínica, Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e Supervisora Clínica dos cursos de Pós-Graduação do IPECS)
Profª. Ms. Profa. Me Eliane Calil Otoboni (Diretora do ITECC a Araçatuba, Psicóloga, Mestre em Ciências da Saúde, Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e Supervisora Clínica do curso de Pós-Graduação do ITECC)

 

 

Corpo Docente e Professores Convidados

Me. Luciana Ruas Esgalha

 
Mestre em Psicologia

Me. Márcio Ruiz

 
Mestre em Psicologia

Dra. Vanessa Marques Gibran Victorio

 
Doutora em Psicologia

Me. Larissa Alexandrino

 
Mestre em Psicologia

Dr. Wilson Vieira Melo

 
Doutor em Psicologia

Dr. Bernard Rangé

 
Doutor em Psicologia

Me. Victoria Druziam

 
Mestre em Psicologia

Me. Eliane Calil Otoboni

 
Mestre em Ciências da Saúde

Esp. Ederson Ribeiro Costa

 
Especialista

Dra. Karina Kelly Borges

 
Doutora em Ciências da Saúde

Dra. Sandra Leal Calais

 
Doutora em Psicologia

Me. Carolina Marçal

 
Médica Psiquiatra e Mestre em Ciências da Saúde

Dr. Randolfo Jr

 
Doutor em Psicologia

Dr. Roberto Banaco

 
Doutor em Psicologia

Dr. Denis Zamignani

 
Doutor em Psicologia

Me. Mariana Chagas

 
Mestre em Psicologia

Esp. Bruna Robert Cardoso

 
Especialista em TCC

Me. Kelly Renata Risso Grecca

 
Mestre em Psicologia
 

 

Informações:

Público Alvo: Alunos de psicologia a partir do 5º ano e graduados em Psicologia.
Carga horária: 530h (280h teóricas, 95h de supervisão clínica, 40h de orientação de monografia, 20h de estudo dirigido e 95h de atendimento clínico)
Duração: 24 meses
Periodicidade: Mensal – Sexta (18h as 22h) e Sábado (das 8h às 12h e das 13h30 às 17h)

Investimento:

Inscrição: R$ 100,00
Investimento: 24 mensalidades de R$ 600,00 até o vencimento.

Inscreva-se para Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental

 

1. Fundamentos Epistemológicos da Psicologia Cognitiva.
2. Bases Metodológicas das Terapias cognitivo-comportamentais
3. Integração das abordagens comportamental e cognitiva.
4. Princípios gerais da abordagem cognitivo-comportamental.
Técnicas de Avaliação e Diagnóstico I
1. Elementos diferenciadores da avaliação cognitivo-comportamental.
2. Processo de entrevista e coleta de informações (tipos de entrevista e ferramentas necessárias).
3. Diagnóstico dos Transtornos Clínicos.
4. Avaliação e Diagnóstico de casos clínicos.
5. Formulação de caso e conceituação cognitiva. A estrutura da primeira sessão de terapia e possíveis problemas advindos desta.
6. Identificar Pensamentos Automáticos, Emoções e Crenças.
Técnicas e Procedimentos terapêuticos nos Transtornos Específicos.
1. Transtornos de Humor.
2. Transtornos de Ansiedade.
3. Esquizofrenia e outros Transtornos Psicótico.
4. Transtornos Alimentares.
1. Pressupostos teóricos básicos, conceitos e práticas da Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) no tratamento de crianças e adolescentes.
2. Avaliação diagnóstica em TCC com crianças e adolescentes: entrevista, observação e coleta de dados, registro de pensamentos, sentimentos e comportamentos.
3. Conceitualização de casos: verificação de hipóteses e estabelecimentos de objetivos.
4. Intervenção: técnicas e avaliação dos resultados.
5. Formulação e tratamento das principais queixas psicológicas na infância e adolescência.
6. Orientação de pais.
7. Avaliação e intervenção específica nos transtornos:
   1. Transtornos de Ansiedade.
   2. Depressão infantil.
   3. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
   4. Agressividade infantil.
   5. Transtorno obsessivo-compulsivo infantil.
   6. Transtorno desafiador opositivo.
   7. Transtorno do Espectro Autista.
1. Discussão dos casos.
2. Análise dos Relatórios de Atendimento.
1. Tipos de conhecimento.
2. Ciência: origem e definição.
3. Metodologia científica: conceituação e objetivos.
4. Problema de pesquisa.
5. Pesquisa científica: tipos de pesquisa e delineamentos de pesquisa em psicologia clínica.
6. Levantamento bibliográfico.
7. Projeto de pesquisa: introdução, justificativa, objetivos, método, plano de análise de dados, cronograma, referências e anexos.
8. Normas metodológicas do trabalho monográfico.
9. Estrutura do material da monografia.
10. Apresentação gráfica da monografia.
11. Apresentação gráfica de artigo científico.
12. Elaboração de laudos, pareceres, relatórios, atestados entre outros documentos sob as normas e legislação do CFP.
1. Transtornos psiquiátricos e psicofarmacologia em adultos.
2. Transtornos psiquiátricos e psicofarmacologia em crianças e adolescentes.
1. Desenvolvimento Infantil, Adolescência, Idade Adulta e Velhice.
2. Avaliação psicológica: conceituação e implicações
3. Fundamentos do psicodiagnóstico tradicional
   1. Entrevista clínica
   2. Entrevista estruturada
   3. Entrevista Lúdica
   4. Testes psicológicos
4. Fundamentos da Avaliação Cognitivo-comportamental
   1. Com adultos – Estratégias de entrevista e levantamento de dados.
   2. Com crianças – Estratégias de entrevista e levantamento de dados.
5. Avaliação neuropsicológica
   1. Neuropsicologia Clinica e Cognitiva.
   2. Os métodos de estudo de imagem: os métodos estruturais e os métodos funcionais.
   3. A avaliação neuropsicológica: objetivos, métodos e a sua importância.
   4. Reabilitação Cognitiva
1. Intervenção em situações de crise.
   1. Tratamento do problema clínico
   2. Trauma de estupro
   3. Abuso sexual de crianças
   4. Suicídio e depressão
   5. Trauma de desastre
   6. Parceiros violentos
   7. Divórcio
2. Transtorno de Estresse Pós-traumático
   1. Intervenções Cognitivo-comportamentais.
3. Atualidades em Técnicas e procedimentos
   1. Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT)
   2. Terapia focada nos esquemas
   3. ACT Terapia de Aceitação e Compromisso
   4. Ativação Comportamental da Depressão Maior
   5. Terapia Comportamental Dialética (DBT)
4. Transtornos de Personalidade
   1. Instrumentos de avaliação da personalidade
   2. Critérios diagnósticos dos transtornos de personalidade
   3. Padrões cognitivos nos transtornos de personalidade
   4. Tratamento dos transtornos de personalidade.
1. Clínica do acompanhamento terapêutico.
   1. A clínica do acompanhamento psicossocial.
   2. Análise do comportamento e planejamento da intervenção.
   3. A relação terapêutica no atendimento em acompanhamento terapêutico.
   4. O acompanhamento terapêutico e seus resultados práticos.
   5. Apresentação de casos clínicos em acompanhamento terapêutico.
2. Terapia Cognitiva com casais
   1. Avaliação
   2. Técnicas e procedimentos
   3. A estrutura cognitiva com casais
   4. Questões especiais na terapia de casais.
3. Técnicas de avaliação e intervenção com drogaditos.
   1. Diagnóstico dos transtornos de abuso de substância.
   2. Conhecimento dos sintomas secundários e comorbidades.
4. Técnicas e procedimentos terapêuticos com drogaditos.
1. Orientação e supervisão do cronograma desenvolvido no projeto de pesquisa.
2. Orientação e supervisão da coleta de dados.
3. Orientação e supervisão da compreensão dos resultados e análise dos resultados.
4. Redação da pesquisa (monografia).
5. Apresentação e defesa do relatório de pesquisa (trabalho monográfico).

 

Cronograma – Neuropsicopedagogia Clínica - 2022

Março
11/03/2022
18h as 22h
Evolução Histórica da TCC

Março
12/03/2022
08h as 17h
Evolução Histórica da TCC

Abril
22/04/2022
18h as 22h
Técnicas de Avaliação e Diagnóstico I

Abril
23/04/2022
08h as 18h
Técnicas de Avaliação e Diagnóstico I

Maio
06/05/2022
18h as 22h
Técnicas de Avaliação e Diagnóstico I

Maio
07/05/2022
08h as 18h
Técnicas de Avaliação e Diagnóstico I

Junho
03/06/2022
18h as 22h
Técnicas de Procedimentos I

Junho
04/06/2022
08h as 18h
Técnicas de Procedimentos I

Julho
01/07/2022
18h as 22h
TCC com Crianças e Adolescentes

Julho
02/07/2022
08h as 18h
TCC com Crianças e Adolescentes

Agosto
12/08/2022
18h as 22h
Técnicas de Procedimentos I

Agosto
13/08/2022
08h as 18h
Técnicas de Procedimentos I

Setembro
02/09/2022
18h as 22h
TCC com crianças e adolescentes

Setembro
03/09/2022
08h as 18h
TCC com crianças e adolescentes

Setembro
30/09/2022
18h as 22h
Técnicas de Avaliação Diagnóstico II

Outubro
01/10/2022
08h as 18h
Técnicas de Avaliação Diagnóstico II

Novembro
25/11/2022
18h as 22h
Técnicas e Procedimentos II

Novembro
26/11/2022
08h as 18h
Técnicas e Procedimentos II

Dezembro
16/12/2022
18h as 22h
Supervisão Clínica

Dezembro
17/12/2022
08h as 18h
Supervisão Clínica



Cronograma – Neuropsicopedagogia Clínica 2023

Janeiro
20/01/2023
18h as 22h
Técnicas de Procedimentos I (TAG)

Janeiro
21/01/2023
08h as 18h
Metodologia Científica (documentos escritos)

Fevereiro
03/02/2023
18h as 22h
Metodologia Científica

Fevereiro
04/02/2023
08h as 18h
Metodologia Científica

Março
03/03/2023
18h as 22h
Técnicas de Avaliação Diagnóstico II

Março
04/03/2023
08h as 18h
Técnicas de Avaliação Diagnóstico II

Abril
14/04/2023
18h as 22h
Supervisão Clínica

Abril
15/04/2023
08h as 18h
Supervisão Clínica

Maio
05/05/2023
18h as 22h
Técnicas e Procedimentos II (Terapia do Esquema)

Maio
06/05/2023
08h as 18h
Técnicas e Procedimentos II (Personalidade)

Junho
02/06/2023
18h as 22h
Psiquiatria e Psicofarmacologia Adulto

Junho
03/06/2023
08h as 18h
Técnicas e Procedimentos II (Ativação Comp. Depressão)

Julho
07/07/2023
18h as 22h
Técnicas de Procedimentos III (Dependência Química)

Julho
08/07/2023
08h as 18h
Técnicas de Procedimentos III (Dependência Química)

Agosto
04/08/2023
18h as 22h
Psiquiatria e Psicofarmacologia Infantil

Agosto
05/08/2023
08h as 18h
Supervisão Clínica

Setembro
01/09/2023
18h as 22h
Técnicas e Procedimentos III (DBT)

Setembro
02/09/2023
08h as 18h
Técnicas e Procedimentos III (DBT)

Outubro
06/10/2023
18h as 22h
Técnicas e Procedimentos III

Outubro
07/10/2023
08h as 18h
Técnicas e Procedimentos III

Novembro
17/11/2023
18h as 22h
Supervisão Clínica

Novembro
18/11/2023
08h as 18h
Supervisão Clínica

Dezembro
08/12/2023
18h as 22h
Técnicas e Procedimentos II (ACT)

Dezembro
09/12/2023
08h as 18h
Técnicas e Procedimentos II (MBCT)



Cronograma – Neuropsicopedagogia Clínica 2024

Janeiro
12/01/2024
18h as 22h
Técnicas e Procedimentos III (Casal e Sexualidade)

Janeiro
13/01/2024
08h as 18h
Técnicas e Procedimentos III (Casal e Sexualidade)

Fevereiro
16/02/2024
18h as 22h
Supervisão Clínica

Fevereiro
17/02/2024
08h as 18h
Supervisão Clínica

Março
08/03/2024
18h as 22h
Supervisão Clínica

Março
09/03/2024
08h as 18h
Supervisão Clínica

ITECC Araçatuba

Desde 2002, o ITECC Araçatuba assumiu o compromisso de prestar um serviço de qualidade em atendimento, pesquisa e formação na área da psicologia.
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